Como ir do zero à venda com Marketing Digital – Parte 3 – Criando presença online de maneira gratuita

Tabela de Conteúdos

Neste ponto da nossa série de posts, é importante que você entenda que criar uma forte presença digital e gerar vendas de maneira recorrente não é simplesmente “vender pela internet”. Existem várias estratégias e metodologias que devem ser seguidas para assegurar o sucesso desta empreitada.

 

Porém, se o seu objetivo for apenas e tão somente vender, sem necessariamente gerar laços ou relacionamento com o cliente, há inúmeras plataformas que possibilitam isto de forma gratuita, como o Mercado Livre, o eBay, a Americanas, o Ponto Frio, o Submarino, o Shopify e até mesmo o Facebook, que criou recentemente seu próprio Marketplace, entre vários outros. Na maioria dos casos, apenas é descontado um percentual do valor de venda do seu produto, não sendo necessário pagar para estar na plataforma.

 

Também é possível criar uma página de rede social e alimentá-la você mesmo, criando posts, anúncios (posts patrocinados) e promoções. Ferramentas como o Canva serão muito úteis se você não possui nenhum conhecimento em Design Gráfico ou diagramação. Dependendo do seu nicho e do seu público, começar desta maneira pode até funcionar, mas, o diferencial de um profissional capacitado e certificado na gestão e relacionamento via redes sociais é sempre bem visto e pode gerar resultados muito melhores.

Agora, se você deseja gerar receita de maneira sustentável e qualificada terá a seguir ferramentas que serão extremamente úteis no crescimento de seu empreendimento, seja ele físico ou não.

A metodologia Inbound Marketing será abordada nesta série guia, e detalhada mais à frente. Consiste em uma jornada de 4 fases – Atrair, converter, fechar e encantar – através da qual seu cliente (ou lead) inicia o ciclo como um “desconhecido” e, ao final, torna-se um entusiasta da sua marca, indicando-a a outras pessoas que, por sua vez, serão leads em potencial.

Aqui está o mínimo necessário para você começar a aplicar a metodologia Inbound:

 

Site

É o principal canal de comunicação, retenção e consequentemente vendas dentro da internet. Você pode estar
se perguntando “por que não começar simplesmente com um perfil no Facebook/Instagram?” É possível, mas, um site próprio oferece opções de personalização e funções específicas que um perfil corporativo no Facebook não oferece, como integração de sistemas e área de membros, por exemplo.

Você pode criar seu site sem gastar nada, mas, terá algumas desvantagens mais à frente. Plataformas como o Wix, o WordPress e o Blogger são mundialmente utilizadas para criação de sites gratuitos, podendo até transformar em Lojas Virtuais e realizar vendas online a custo zero. Porém, sua URL (o endereço através do qual sua empresa será encontrada na internet) conterá o nome da plataforma que você estará utilizando.

Por exemplo, usando o Wix, seu nome seria algo como www.minhaempresa.wix.com.br (nome meramente ilustrativo). Porém, isto seria um ponto negativo para o estabelecimento de sua marca no mercado, enfraqueceria a memorização de seu endereço web e traria problemas na hora de integrar serviços como e-mail personalizado, para relacionamento com os clientes.

O primeiro passo, então, é verificar se o nome de domínio que você quer registrar está disponível. É de suma importância que ele tenha relação direta com o seu negócio, de preferência, seja de fácil memorização e não genérico. Você pode verificar os domínios disponíveis através do Registro.br, que armazena os sites e nomes registrados nacionalmente (com terminação .br). É obrigatório que ele seja único, portanto, você pode escolher a terminação mais comum .com.br, a alternativa .net.br ou ainda adaptar para uma terminação com o nome da sua
cidade, ou sua área de atuação.

Para facilitar, você pode contar com serviços de registro de domínio e hospedagem em conjunto. Em poucos passos você cria seu site personalizado sem precisar ter conhecimento em programação. Geralmente, a validade do registro do nome de domínio é de um ano, no mínimo.

– Empresas como Hostinger, Kinghost, GoDaddy, LocaWeb, UOL e HostGator oferecem serviço de hospedagem junto com o registro de nome de domínio. Leva poucos minutos para registrar um domínio e começar a criar um site, utilizando um construtor intuitivo que a grande maioria das empresas de hospedagem oferece atualmente, ou ainda podendo usar temas gratuitos do WordPress, que têm suporte a inúmeros plug-ins extremamente úteis e funcionais. Se quiser incluir funções como um cadastro de clientes ou um sistema interno com funções específicas, aí sim você deve contratar ajuda profissional.

Se o seu objetivo for transformar sua loja física em virtual, há ainda um plug-in incrível chamado WooCommerce, que se integra à plataforma WordPress, sendo de instalação rápida e muito fácil de usar. Neste ponto, você já será capaz de anunciar produtos e realizar vendas, mas, o foco desta série de artigos  é instruir você a conseguir isto de maneira sustentável e recorrente.

Depois do seu site terminado, com as informações necessárias para oferecer seus produtos e/ou serviços, como
endereço, horário de funcionamento, preços, avaliações de clientes e o que mais você achar interessante e atrativo, é hora do segundo passo: alimentar seus clientes e futuros clientes com informação.

 

Blog

Criar conteúdo relevante para o seu público é uma ferramenta poderosa de encantamento, retenção e criação de confiança na sua marca. A informação correta, útil e oportuna, no momento em que o lead precisa, será o maior anúncio da qualidade da sua empresa, e o pilar sobre o qual você se posicionará como autoridade no seu nicho de mercado.

Você pode começar descrevendo seus processos, mostrando sua expertise e conhecimento, explicando o porquê
seu produto é melhor que o da concorrência sem, no entanto, ter a intenção de “vender” logo de cara. O objetivo aqui é auxiliar o visitante do seu site com informação relevante para ele e, assim, criar um laço de confiança.

Contudo, apenas escrever detalhadamente suas qualidades ou de maneira técnica e superficial não é o suficiente. Há que se levar em consideração os algoritmos utilizados nos mecanismos de busca – como Google, Yahoo! E Bing – e aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de Busca, em português). Estas técnicas darão relevância ao seu site nos resultados de pesquisa, quando um usuário buscar por palavras-chave do seu nicho no Google, por exemplo.

O SEO, sozinho, já possui várias técnicas, testes e métricas e merecerá um material completo exclusivamente sobre este assunto. Mas, de maneira geral, algumas técnicas podem ser aplicadas por iniciantes em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo:

  • Crie artigos de blog usando as palavras-chave de seu nicho ou do assunto
    que deseja abordar. No entanto, faça isto com bom senso, ou seja, de
    maneira não exagerada. Do contrário, contará pontos negativos para os
    algoritmos do Google e demais motores de busca;
  • Inclua palavras relevantes de seu nicho nos títulos dos artigos e das
    páginas do blog. Isto ajudará que o usuário encontre seu site com mais
    facilidade e tenha acesso mais rápido aos seus produtos;

  • Utilize listas, numeradas ou não. Facilita a leitura dinâmica dos usuários e
    também contribui com a escaneabilidade do texto;
  • Faça Link Building. Nada mais é do que criar links para sites relevantes
    dentro do seu nicho, ou de fornecedores confiáveis. Isso aumenta o
    respaldo de sua marca e alimenta o tráfego orgânico;
  • Utilize tags HTML para destacar palavras ou frases, como
    <strong></strong> ou <i></i>. Isto também contribui para a
    escaneabilidade do texto, melhora o ritmo de leitura e a absorção de
    informação.

Você pode, se preferir, contratar um serviço de criação de conteúdo, com profissionais capacitados a escrever seus artigos. Há inúmeras opções de sites como 99Freelas, Workana, Crowd e Fiverr, onde freelancers oferecem seus serviços e você escolhe considerando custo, portfólio e avaliações de clientes.

Outra opção é contratar uma agência fixa e repassar a ela como quer se posicionar perante o público. Você pode ainda delegar a frequência de artigos por semana e ter a segurança de saber que seus textos sempre seguirão o mesmo padrão de qualidade.

Há também a opção de criar anúncios para os mecanismos de busca, posicionar banners da sua marca em sites relacionados e outras formas de divulgação conhecidas como Mídia Paga. É exatamente investir para anunciar seu site sem depender apenas da busca orgânica.

O próprio Google oferece certificações que atestam a capacidade do profissional em trabalhar com Gestão de Mídia Paga, como a Google Adwords. Outra certificação muito conhecida e valorizada é a Google Analytics, referente à análise de métricas de um site, número de acessos, dispositivos, alcance, testes A/B e muitas outras funções mais aprofundadas.

 

Redes Sociais

Sim, possuir um perfil ativo e manter relacionamento com o público nas redes sociais mais populares é importante para sua estratégia de Branding e estabelecimento de marca, funcionando também como um canal muito útil para resolução de problemas e gestão de conflitos. Atualmente, é o canal que mais aproxima o público da marca.

Primeiro, crie um logotipo (o termo “logomarca” é incorreto). Você pode escolher gratuitamente utilizando serviços disponíveis na internet, como a We Do Logos. A desvantagem é que um logotipo criado desta forma pode não expressar fielmente a mensagem que sua marca deseja passar ao público, justamente por ser muito genérico.

Mas, como o objetivo é auxiliar na criação da presença online gastando o mínimo possível, é uma alternativa válida para iniciar sua trajetória no mundo digital. É recomendável que, conforme sua empresa cresça e/ou tenha maior aporte financeiro, se contrate um serviço de Identidade Visual completo, para alavancar seu posicionamento e consequentemente sua estratégia de Branding.

Um Manual de Identidade Visual assegura que seu logotipo seja utilizado de maneira correta, além de indicar adequadamente tipografia, versões horizontal e vertical (quando necessário), cores utilizadas – dentro da psicologia das cores -, versões monocromáticas, redução máxima, usos incorretos, aplicação em imagens e outras informações importantes, além de poder estender-se a artigos de papelaria como cartões de visita, folders, pastas e crachás.

  • Pode ser necessário que você tenha que criar uma imagem de “capa” para um perfil em rede social. Uma ferramenta online gratuita bastante útil é o Canva, que possui diversos modelos e templates editáveis e de fácil manuseio. Para estas e outras demandas de Designer Gráfico / Web Designer, você também tem a opção de contratar um freelancer ou uma agência especializada fixa.
  • Crie uma “personalidade” para sua marca. Para relacionar-se de maneira cativante e criar identificação com seu público, deve-se decidir como sua marca deve se portar e se expressar na internet. Escolhas como tom formal ou
    informal, discurso em 1a pessoa do singular (assim como faz a Netflix, por exemplo) ou em 1a pessoa do plural (considerando a equipe toda) ou ainda em 3a pessoa do singular.Uma prática interessante é criar posts clicáveis ou com links que levem o usuário até seus artigos de blog e site,
    gerando tráfego tanto para a página da rede social quanto para seu endereço na internet, e também facilitando o
    acompanhamento do engajamento e da jornada do lead pelo seu conteúdo. Quanto mais informação relevante você produzir, maior a chance de seu cliente permanecer no site e também de efetuar uma compra quando estiver
    preparado. 

    A escolha da rede social adequada também é importante. É preciso analisar o público-alvo, seu comportamento em cada rede, tipos de interação e postagens mais atrativas em cada plataforma. Recomenda-se iniciar pelo Facebook ou Instagram, por serem as mais robustas e com mais usuários, além de possuir recursos específicos para empresas com relação a gestão de anúncios. É interessante também analisar a viabilidade de criar um perfil no Youtube, visto que, segundo pesquisa recente foi apontado como segundo maior motor de busca da internet, atrás apenas do Google.

    Existem, principalmente no Facebook e no Instagram, opções para impulsionar uma publicação ou expandir seu alcance. São os chamados Posts Patrocinados, que devem ser muito bem direcionados e segmentados para proporcionar um resultado satisfatório. O próprio Facebook tem uma plataforma de aprendizagem chamada Blueprint, que capacita profissionais a lidar com anúncios, posts, displays e demais necessidades da gestão de redes sociais.

  • Crie materiais ricos interessantes e dentro do seu nicho para o lead e disponibilize-os para download. Deste modo, você será capaz de guiá-lo e acompanhá-lo através de sua jornada de compra. Uma boa prática é usar landing pages, páginas cujo objetivo e fazer o lead trocar sua informação de contato (geralmente o e-mail) pelo material desejado. É nesse momento que o cliente em potencial dá a abertura para a criação de um relacionamento e nutrição baseado em informações úteis e oportunas.
 
 
 

Crie posts (patrocinados ou não), anúncios nos mecanismos de busca ou dedique-se a técnicas de SEO para pesquisa orgânica, no intuito de todas estas opções direcionarem à sua landing page. Deste modo, será possível

medir qual o meio dá melhores resultados e aumentar a eficácia dos outros.

Nesta etapa, é interessante sua empresa já ter modelado o funil de vendas – que será abordado mais à frente – e estar criando conteúdo baseado nas etapas deste funil. Quanto mais longe for o lead, dentro desta abordagem, maior a sua chance de fechar uma venda.

 

E-mail marketing

Esta é, atualmente, a forma mais utilizada pelas empresas que utilizam marketing digital e funis de conversão e vendas para conversão, nutrição e relacionamento com leads e clientes. Acontece de maneira simples: você fornece um material útil ao lead em troca da informação de contato, no caso, o e-mail. Deste modo, você obtém a permissão para iniciar o relacionamento que pode, mais à frente, se tornar uma venda.

Esta abordagem é consideravelmente menos invasiva do que oferecer seu produto logo de cara, o que pode, muitas vezes gerar rejeição ou nem sequer chamar a atenção do visitante. Por isso a geração de conteúdo é tão importante para o Marketing Digital e principalmente na metodologia Inbound.

É o conteúdo útil e oportuno que irá cativar o lead e dar a ele a confiança na sua marca. As chances de negócio aumentam exponencialmente quando seu serviço gera confiança, mesmo sem ter feito nenhuma venda ainda. Sua empresa cria um relacionamento baseado em ajudar o cliente a resolver o problema que ele possui, e este é o ponto principal para a geração de receita recorrente.

No e-mail marketing, você criará peças de comunicação diferentes para cada tipo de usuário/visitante ou ainda de acordo com o estágio destes no funil de conversão. Uma das ferramentas mais utilizadas é o Mailchimp, que oferece a criação de uma base de clientes, design de landing pages e campanhas segmentadas, tudo isto de maneira gratuita. Na versão paga, há envio ilimitado de e-mails, predição demográfica de clientes e ferramentas avançadas de teste, além de outras integrações.

Por exemplo, se você disponibilizou um material para download no seu site, o seu primeiro e-mail ao lead pode ser de boas-vindas ou enviar o próprio material por e-mail, e já convidá-lo para uma próxima ação, que pode ser conferir seu blog, ou acessar outro material, ou consumir um vídeo de sua autoria.

Como já mencionado anteriormente, ao criar um site e registrar um domínio próprio, uma grande vantagem é poder integrar o serviço de e-mail institucional e assim gerar maior credibilidade e proporcionar o estabelecimento de sua marca.

Porém, de início, podem ser utilizados servidores gratuitos de e-mail como Gmail e Outlook, e fazer o serviço de segmentação e corpo de mensagens manualmente.