Como ir do zero à venda com Marketing Digital – Parte 2 – Por que ter presença online?

Tabela de Conteúdos

No primeiro artigo, você já entendeu o que é o Marketing Digital e porque ele é necessário independente do nicho da sua empresa. Neste segundo artigo da série, você terá dados que te convencerão a aplicá-lo de vez.

 

Por que devo ter presença online?

 

Com a já mencionada mudança de comportamento do consumidor moderno, alguns meios tradicionais de divulgação e comércio estão passando por adaptações. Antes, anunciar em um outdoor numa via de grande circulação era quase certeza de bom retorno em vendas. Um anúncio na televisão, então, tinha um
alcance gigantesco até para marcas menores.

 

O raciocínio é simples: você deve estar onde o cliente está. Se, antes da internet, as pessoas paravam para assistir televisão ou olhavam mais para os cartazes nas ruas, anunciando nestes meios você teria boas chances de ser conhecido. Agora, com a possibilidade de o usuário escolher a informação que quer ver, é de grande importância estar ao alcance das mãos, como em um celular.

 

Como comparação, imagine que você possui uma loja física de roupas, por exemplo, que não tem presença digital. O comportamento comum da maioria (ou pelo menos de boa parte) dos seus clientes será olhar, comparar preços, talvez perguntar por uma peça em específico e no final não comprar nada. Através do Marketing Digital e de uma boa presença online, com a quantidade de dados e informações aos quais temos acesso hoje, é como se você pudesse saber do seu cliente o que quer, quanto pode gastar, o horário que pesquisa preços, onde busca informação e muito mais, antes mesmo de ele ou ela entrar na sua loja.

 

Se ainda assim você não estiver convencido, abaixo estão enumerados alguns motivos baseados em dados reais:

 

– Sua possibilidade de alcance aumenta de dezenas de pessoas para milhões;

 

Segundo dados recentes do IBGE, 102 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil, o que é mais da metade da população total do país. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 89% dos internautas acessam através do celular ou smartphone, 40% através de computador de mesa (desktop) e 39% através de notebook ou laptop.

 

– Um site ou loja virtual possibilita que você venda até mesmo se sua loja física estiver fechada;

 

Um estudo feito pelo SPC em 2017 revelou que 43% dos internautas realizaram compras online no último ano, destacando vantagens como comodidade, facilidade de pagamento, comparação de preços e a possibilidade de comprar a hora que quiser. Levando em consideração que muitos consumidores trabalham no mesmo horário de funcionamento das lojas físicas em que desejam comprar, ter presença online aumenta grandemente as possibilidades de compra em horários não-comerciais.

 

– Estar ao alcance da mão garante aumento de vendas;

 

O Google lançou uma pesquisa referente ao setor varejista, na qual constatou que 50% das buscas nesta categoria vêm dos celulares e dispositivos mobile, além de 21% das vendas. Logo, se você não tem presença online, está perdendo boas oportunidades de venda ou pelo menos de ter seu negócio conhecido.

 

– Sua presença online aumenta até as vendas off-line;

 

Agências americanas lançaram resultados de uma pesquisa recente que afirma que 78% das buscas locais pela sua loja através do celular resultam em compras na sua loja física. Traduzindo: 4 a cada 5 pessoas que buscam seu site (já interessadas no seu produto ou que pelo menos já conhecem a sua marca) vão fechar a compra no seu estabelecimento local.

 

– Vender mais não será o único benefício;

 

Ter um site, ou blog, ou loja virtual (com blog), ou canal no Youtube, ou perfil em redes sociais não apenas aumentará suas chances de venda como também, desde que bem estruturado, criará laços com seus clientes, gerando valor real, que vai além da simples relação compra-venda. É uma maneira de estar mais próximo e acessível, gerando confiança e credibilidade.